A Empresa

Contaremos sobre a história de nossa empresa, a nossa equipe e nossa filosofia de trabalho.

Respeito ao meio ambiente

Desde sua fundação a Rio Doce Madeiras tem como princípio fundamental a busca de matérias-primas oriundas de PMFS (plano de manejo florestal sustentável) com extração e PMFS próprios, como também adquiridas de parceiros e fornecedores que possuem áreas de exploração devidamente autorizadas pelos órgãos ambientais competentes, seja por meio de concessões estaduais e/ou federais ou por meio de PMFS. Isso traz a certeza de que, manejando a floresta de forma correta, teremos os recursos naturais necessários para desenvolver nossas atividades por ciclos que se renovam e são infinitos.

Trabalhamos minuciosamente na verificação e análise da origem e rastreabilidade de nossa matéria-prima, podendo garantir aos nossos clientes, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, a certeza de estar adquirindo produtos de fontes sustentáveis devidamente autorizados, que possuem alta qualidade e toda a documentação exigida pelos órgãos ambientais nacionais e internacionais.

O que é Manejo Florestal

Manejo Florestal é uma das diversas técnicas de preservação do meio ambiente por meio da colheita de árvores mais velhas, deixando as mudas mais novas protegidas para a colheita futura. Essa técnica foi desenvolvida para administrar de forma organizada a extração de madeira e reduzir o impacto ambiental, assegurando a capacidade da floresta de se regenerar naturalmente e a manter sua biodiversidade.

A definição legal do que é o manejo foi estabelecido apenas em 2006, com a sanção da Lei de Gestão de Florestas Públicas como a “administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal”.

Manejo florestal é a utilização racional e ambientalmente adequada dos recursos da floresta. Manejo é uma atividade econômica oposta ao desmatamento, pois não há remoção total da floresta e mesmo após o uso o local manterá sua estrutura florestal. Em áreas onde a floresta é devidamente manejada retira-se, em média, cinco árvores por hectare. O princípio da técnica de exploração de impacto reduzido – principal ferramenta do manejo florestal – é extrair produtos da floresta de maneira que os impactos gerados sejam mínimos, possibilitando a manutenção da estrutura florestal e sua recuperação, por meio do estoque de plantas remanescentes. Nas concessões florestais, devem ser aplicadas as técnicas de manejo de impacto reduzido.

O manejo é realizado segundo critérios e ações estabelecidas em um documento chamado Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS). O PMFS é elaborado por engenheiros florestais e aprovado pelo Instituo Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Se a empresa não respeitar a legislação que rege a execução do PMFS, ela sofrerá punições relacionadas às sanções administrativas contratuais e às infrações específicas identificadas pelo órgão que fiscaliza o PMFS. O concessionário poderá, inclusive, perder a concessão.

Fontes: Ministério do Meio Ambiente

bg0

Missão

Oferecer Produtos de elevada qualidade e com base florestal sustentável.

Visão

Tornar-se referência na utilização dos recursos Florestais e proporcionar desenvolvimento aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores.

Valores

– Respeito ao Meio Ambiente
– Ética
– Excelência
– Comprometimento
– Entusiasmo
– Valorização e desenvolvimento da equipe